Força no biquíni

olga betty faria

Enquanto estávamos num lago de Berlim, uma amiga e eu lembramos da Betty Faria, que recentemente “se descuidou” e deixou a velhice à mostra (!!!!). Imagine só, ela foi à praia de biquíni aos 72 anos no Brasil e, como pôde?, entrou no mar com o corpo fora de forma.

Coincidentemente, vi logo depois que a Betty respondeu às críticas, defendendo o direito dela de não sair de burca em público: “Querem que eu me envergonhe de ter envelhecido?”. Mesmo assim, ela cedeu e preferiu sair de maiô depois, no domingo, mesmo dia em que eu fui ao lago (de biquíni, aos 26 anos, apenas para efeitos de registro).

olga betty 2

Ao meu lado, as pessoas mostravam o corpo – jovem, atlético, fora de forma, velho, bronzeado, branquelo, com pelancas, nu, de biquíni, de maiô, de camiseta sem sunga, de roupas – para quem quisesse (ou não) ver. Lembrei também das senhoras anônimas, em Salvador e outras praias pelo Brasil, que usam maiô ou biquíni mesmo contra a opinião dos consultores de moda para terceira idade. E sem tanto fuzuê quanto com a fotografável Betty Faria.

Ou seja.

Quem quer que esteja responsável pelas regras de roupas de banho em lugares públicos precisa ser avisado. As regras não estão sendo aceitas em todo lugar, não foram oficializadas em nenhuma conferência internacional e nem traduzida em todas as línguas.

E aproveito para mandar um beijo pra Betty, que entrou no mar de maiô e chapéu porque, mesmo que interfiram na sua vida, o que vale é a atitude. 🙂

olga betty 1


Amanda Luz, jornalista e co-criadora do site Grunz, usa biquíni nas horas livres.

